Publicado por: Pé no Pedal | 12/12/2010

Pedal Saúde: Programando o Ano Novo de Malhação e Treinamento

Programando o Ano Novo de Malhação/Treinamento
 
Mais um ano se aproxima do seu fim.
Antes de planejar o ano de 2011 é saudável avaliar nosso desempenho no ano que se encerra:
Atingi minhas metas de treinamento? Cheguei ao meu peso ideal? Cumpri satisfatoriamente minhas sessões de treino? Adquiri o desempenho esperado?
A resposta a essas perguntas pode definir o que queremos e podemos realizar em nosso benefício para o ano de 2011.

Em alguns pontos vamos resumir o que deveria pautar nosso planejamento diante de um ano que começa:
1.       Motivação: Como finalmente vou superar minhas dificuldades com a disciplina e o foco?
“o maior desafio não é o sonho em si, mas as ações necessárias para concretizá-lo”*.
Desafio – sonho – ações: um tripé que nos desafia diariamente. Acordar já é um desafio, e somos por sobrevivência impelidos a vencer esses desafios. O sonho (ou objetivo, como queira chamá-lo) é aquele ideal que passa por nossa cabeça nos bons e maus momentos; o sonho direciona uma fase de nossa vida: passar num concurso, atingir o peso ideal ou um visual estético; adquirir um desempenho esportivo ou cumprir uma maior distância, uma prova específica… o sonho a  gente escreve num pedaço de papel, guarda na carteira, prega no espelho, pensa o dia todo, certifica-se que não vai esquecê-lo. Estabelecer as ações necessárias para alcançá-lo é o desafio: necessita um pouco mais de conhecimento acerca do processo, cruzar impressões, consciência do seu potencial, compromisso e disciplina, e em alguns casos, ajuda.
2.       Alimentação: no que se refere à atividade física, composição corporal e desempenho esportivo, uma alimentação regrada e balanceada para o seu caso específico são fundamentais. A alimentação pode ser o fator mais importante na relação massa magra x massa gorda, melhor definida como “definição muscular”. E em alguns casos força e resistência não geram desempenho por uma questão de peso corporal. Mais uma vez conhecimento, disciplina e ajuda devem pontuar as escolhas.
3.       Treinamento: “a vontade de se preparar deve ser maior que a vontade de vencer”.**
Se o sonho é o “ideal”, devemos buscar Excelência na nossa maneira de treinar. Começa na vontade de malhar, de treinar. Disciplina na freqüência e cumprimento das sessões de treino. Planejamento será o diferencial entre a boa intenção e resultado efetivos. Existem mil maneiras de chegar ao resultado do ponto de vista do treinamento, mas só um bom profissional que domine uma dessas maneiras vai ser realmente eficaz na consecução do seu objetivo.

Planejamento deve ser pessoal e não copiado de revistas e sites. Parâmetros bioquímicos e cardiovasculares vão dar um upgrade no seu treino, fechando com a alimentação e a motivação todos as bases do sucesso.
 
Finalizando, se queremos um “eu” diferente no fim de 2011, um esboço desse “eu” acorda na manhã de 01 de janeiro, um novo projeto, uma nova motivação, uma nova e definitiva oportunidade de fazer NOVO o ano novo.
 
Emílio Sant’Ana – CREF 906-G/ES
Omega Assessoria Esportiva


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