Publicado por: Pé no Pedal | 19/06/2009

Preparação física para bikers

Dicas de vários gurus da saúde e da atividade física! Acho que na verdade, isso vale todas as pessoas…

Os dez mandamentos de
Nuno Cobra, preparador físico

1- Durma pelo menos oito horas e tente acordar sem despertador. “Ele é uma
agressão ao organismo”.
2- Alimente-se em pequenas quantidades a cada três horas.
3- Cheire a comida, pegue as folhas com as mãos e mastigue o mais devagar
possível.
4- Exerça alguma atividade física pelo menos três vezes por semana. Uma
hora de caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer
lugar, e é suficiente para obter os benefícios do esporte.
5- Evite ficar nervoso. Em situações de stress, experimente bocejar e
espreguiçar.
6- Dedique pelo menos quinze minutos do dia à meditação. Escolha um local
silencioso, sente-se numa posição confortável e se esqueça da vida.
7- Tome ao menos dois banhos frios por dia. Esse hábito é energizante.
8- Nenhum tratamento irá funcionar se você não abandonar seus vícios, a
começar pelo cigarro.
9- Quando fizer exercícios físicos, concentre-se apenas neles. Não leia
enquanto pedala na bicicleta, nem ouça música enquanto corre.
10- Preste atenção ao fluxo de ar que entra e sai de seu pulmão e procure
respirar mais profundamente. Faça elogios com mais freqüência. Essa tática
funciona como um ímã e faz com que todos queiram estar a seu lado.


Os cinco mandamentos de
Alfredo Halpern, endocrinologista

1- Não se culpe por ser gordo. Procure ajuda e emagreça.
2- Fuja das fórmulas mágicas e das dietas milagrosas. O que vale é aprender
a comer.
3- Não há alimento proibido. O segredo é não exagerar em nada.
4- É possível comer bem e ter um peso normal.
5- Obesidade é uma doença e, às vezes, seu tratamento requer a intervenção
de medicamentos. Mas lembre-se: eles precisam ser receitados por um médico.

Os cinco mandamentos de
Fernanda Lima e Ari Stiel Radu, reumatologistas

1- Não pratique exercícios em locais expostos à poluição, como avenidas
movimentadas. Escolha horários com menos tráfego ou deixe para se exercitar
em casa, numa esteira, por exemplo.
2- A regularidade traz mais benefícios à saúde do que a intensidade da
atividade física.
3- Fique atento à postura. Se você não se cuidar, todo o seu esforço com
atividades físicas poderá ser em vão.
4- Seja paciente com seu corpo. Em um mês, você não vai recupar o atraso de
dez anos.
5- Evite exercitar-se em horários de calor excessivo, para não sofrer
desidratação.

Os cinco mandamentos de
Mauricio Hirata, clínico geral

1- Arrume um espaço na agenda para fazer ginástica, como o horário do
almoço.
2- Coma alimentos saudáveis. Se for o caso, leve a comida de casa.
3- Ponha um comedouro para pássaros na janela de sua casa ou apartamento e
observe os movimentos dos animais. “É excelente para relaxar”.
4- Não perca muito tempo de seu dia no trânsito. Se você mora longe do
trabalho, mude-se para mais perto.
5- Deixe a janela do quarto entreaberta se você tem dificuldade em acordar
de manhã. A luz ajuda o cérebro a perceber que já é dia.

Os cinco mandamentos de
Tânia Rodrigues, nutricionista

1- Acostume-se a beber mais água. Deixe uma garrafa de meio litro sobre a
mesa de trabalho e outra dentro do carro.
2- Inclua pelo menos três frutas na alimentação diária. Elas garantem
quantidades mínimas de vitaminas, fibras e minerais, que ajudam a prevenir
diversos tipos de câncer.
3- Não saia de casa sem se alimentar. Se sua refeição for apenas um
cafezinho, pelo menos acrescente um pouco de leite à xícara.
4- O jantar deve ser a refeição mais leve do dia. Se você tem mais fome à
noite, faça um esforço e coma menos nesse horário. O corpo se acostumará e
você terá mais apetite de manhã.
5- Coma uma pequena porção de algum alimento rico em carboidrato uma hora
antes das atividades físicas. Isso vai melhorar seu rendimento.

Os cinco mandamentos de
Hong Jin Pai, acupunturista

1- Reclamar da vida só causa stress. Em vez de resmungar porque faz frio,
vista um agasalho.
2- Passamos a maior parte do dia no trabalho. Por isso, você precisa amar o
que faz.
3- Aproveite o trânsito para escutar alguma música de que goste, estudar um
idioma ou, se não estiver dirigindo, ler.
4- Seja otimista. Lembre-se de que todas as crises são passageiras
5- A terceira idade deve ser a melhor fase da vida. Estude, exercite-se e
leia. Ficar parado só acelera o envelhecimento.

Muito legal né? Fácil de seguir e acho que até fazemos muita parte disso automaticamente, mas vale a pena a orientação!

Fonte: Internet

Bom pedal no fim de semana!

Equipe Pé no Pedal
penopedalbrasil@gmail.com

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Responses

  1. Srs sou médico trabalho 90 horas por semana durmo muito mal por força da minha profissão e me alimento muito mal por costume e por falta de opção tb. Hoje tenho 1,84 m e 140 Kg . De bom apenas um passado de atleta joguei volley. tenho uma bicicleta e 21 marchas e gostaria de reiniciar minha vida esportiva. sei da parte médica que vou procurar porém não sei como devo iniciar a parte física. os senhores poderiam me dar alguma ajuda em relação à bicicleta? como devo começar?
    Grato e aguardo uma resposta.

    • Alexandre, converse com o nosso treinador e orientador da Omega Ciclismo, o Emílio, que ele direcionará com dicas de alimentação, aquecimentos, treinos… Ok? Ele é meu preparador físico e prepara todas as séries de treinos e alimentação. É muito legal e espero que goste.
      Segue o contato dele: emisan_@hotmail.com

      Um abraço!
      Alexandre


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